Gestão dos serviços de campo em tempo real.
Introdução
Equipes de campo têm um papel crucial na manutenção de sistemas de distribuição de água e esgotamento sanitário. Utilizar ferramentas eficientes de gestão de serviços de campo em tempo real é essencial para reduzir o tempo médio de atendimento de ocorrências de manutenção, impactando na diminuição de perdas de água, melhoria da saúde pública e aumento da satisfação do cliente.
1. Aumento da eficiência no processo
A gestão dos serviços de campo em tempo real facilita consideravelmente o trabalho dos programadores de serviço, ao paço que: (i) disponibiliza, num mesmo ambiente, a posição das equipes de campo e das novas ocorrências, permitindo otimizarem os recursos disponíveis na hora de atribuir uma ocorrência à uma determinada equipe; (ii) concede mais autonomia às equipes no desdobramento dos serviços complementares, que podem solicita-los pelo aplicativo mobile, ainda no local do atendimento, agilizando e retirando este trabalho dos programadores; (iii) automatiza a etapa de baixa das ocorrência, tornando-a uma simples conferência, uma vez que todos os dados vêm preenchidos do campo; (iv) traz transparência e precisão na determinação dos tempos de atendimento, pois os horários de atendimento passam a ser registrados automaticamente.
2. Redução de manutenção corretiva
A gestão dos serviços de campo em tempo real disponibiliza uma massa de dados históricos, que bem trabalhados e analisados podem gerar indicadores que viabilizem a implementação de estratégias de manutenção preventiva e ou preditiva com ações de substituição de ativos, visando antecipar-se às falhas e reduzir a quantidade de manutenções corretivas, que provocam interrupções desordenadas no funcionamento dos sistemas, apresentam maiores custos associados, e afetam a imagem da empresa perante a população.
3. Otimização de recursos
Possibilita: (i) a redução de perdas na distribuição de água, que reflete na redução do consumo de energia elétrica e de insumos para produção de água, (ii) a redução de custos com veículos, materiais e equipamentos, e (iii) a melhoria da gestão de pessoas, o que contribui para a satisfação dos funcionários. Todos estes benefícios representam não só uma otimização dos recursos financeiramente da companhia, como também, contribuem para sustentabilidade dos processos.
4. Comunicação mais eficiente
Facilita a comunicação instantânea entre as equipes de campo e o Centro de Operação Integrado (COI), agilizando a solicitação de serviços complementares e o processo de tomada de decisão. Essa agilidade é fundamental para lidar com eventos inesperados como: grandes vazamentos, inundações, ou outros incidentes que exijam uma resposta imediata e assertiva. Por outro lado, disponibiliza aos canais de atendimento informações atualizadas do status das ocorrências, incluindo registros fotográficos, melhorando a comunicação com os clientes e minimizando os conflitos entre as partes.
5. Atualização contínua do cadastro técnico
Também desempenha um papel fundamental na atualização contínua do cadastro técnico. Hoje, manter este cadastro atualizado, configura um problema generalizado nas empresas de saneamento no Brasil.
A facilidade de uso do aplicativo mobile, a obrigatoriedade de apontamento das informações cadastrais das redes visualizadas durante o atendimento de campo, e a migração automática destes dados para a base cadastral da empresa, contribuem positivamente para a solução deste problema.
Esse processo dinâmico e eficiente de comunicação norteia os mantenedores do cadastro, contribuindo para obtenção de um cadastro técnico atualizado e mais preciso. Este processo torna-se inquestionável, quando as próprias equipes de campo passam a se beneficiarem de um cadastro mais confiável, em manutenções posteriores.
Conclusão
A migração de um processo manual para a utilização de uma ferramenta de gestão dos serviços de campo em tempo real imprime uma evolução significativa na eficiência de todo o processo, desde a solicitação nos canais de atendimento, passando pela distribuição, execução em campo, finalização da ocorrência e geração de indicadores. Ao investir nesta nova abordagem, as empresas estarão efetivamente apostando no futuro, buscando incessantemente o aprimoramento de seus processos e uma gestão ágil e eficiente da empresa.
A plataforma inovadora fornecida pela LINEDATA é um exemplo concreto dessa visão progressista, que capacita as equipes a colherem os benefícios do aumento de eficiência dos processos, da redução de manutenção corretiva, da otimização de recursos, da comunicação mais eficiente e da atualização contínua do cadastro técnico de ativos. Através da implementação dessa tecnologia, não se melhora apenas a qualidade dos serviços prestados aos clientes, mas também se assume um compromisso com a sustentabilidade e com a excelência progressiva.
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