Empregados da Cesama conhecem melhorias, já em operação, sobre nova versão do sistema Sanegeo Linedata
Em junho, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora, ofereceu, aos empregados de áreas internas e externas, que utilizam o Sanegeo, um treinamento sobre as novas funcionalidades desse sistema de gerenciamento de ordens de serviço, voltado para empresas de saneamento. Utilizada pela Cesama desde 2019, a ferramenta visa, desde então, reduzir tempo de atendimento e perdas, além de otimizar processos, princípios esperados a cada modernização apresentada.
Conforme explica a chefe do Departamento de Programação e Controle de Serviços (DPCS), Taíse de Oliveira Leite, dentre as novidades do novo sistema estão a introdução de três tipos distintos de aplicativos: manutenção, manobra e recomposição. “Agora, contamos com um formulário específico para cada tipo de serviço realizado pelas equipes”, explica. Outro destaque é a nova função de como chegar. “Utilizando as coordenadas da matrícula no cadastro técnico, essa funcionalidade aciona o Google Maps para auxiliar as equipes de campo no trajeto, agilizando o atendimento à população”, exemplifica.
Mas, além do alinhamento com outras ferramentas digitais, o novo sistema do Sanegeo vai melhorar o compartilhamento de informações também entre setores da Cesama. Isso porque, com a mudança, outras áreas operacionais, como a Gerência de Automação e Eficiência Energética (GAEE), podem utilizar o sistema. Também nessa expectativa está a integração ao sistema comercial da companhia, que vai permitir a atualização constante no cadastro de usuários dentro do sistema de manutenção. “Isso facilita o trabalho das equipes e assegura que as informações dos usuários estejam corretas e disponíveis em tempo real”, enfatiza Taíse.
A inovação inclui a implementação da versão web do Sanegeo GIS, sistema utilizado pela Coordenação de Cadastro Técnico (CCT), possibilitando que as equipes tenham acesso, diretamente do campo, a informações essenciais, como localização, material, diâmetro e profundidade das redes. De acordo com Taíse, essa funcionalidade amplia significativamente a autonomia no atendimento das ocorrências, resultando em respostas mais rápidas e eficientes.”
Rapidez e eficiência, aliás, são melhorias apontadas pela ouvidora da Cesama, Elisângela Ferreira, sobre a nova versão. Ela conta que, antes, a ferramenta de busca do sistema era muito precária. “Isso foi algo que melhorou muito. Agora consigo pesquisar pela matrícula, nome ou pelo endereço do usuário, agilizando a abertura de ocorrências e a localização dos serviços”, afirma.
E a chefe do DPCS completa que, pelo histórico do Sanegeo na Cesama, as expectativas com as mudanças são positivas. “Antes, as execuções eram registradas em ordens de serviço impressas e posteriormente inseridas no sistema”, lembra. Com a implantação, em 2019, as equipes passaram a receber os serviços via tablet e a registrar as informações das execuções em tempo real, com todas as alterações acessíveis on-line. Isso sem contar o avanço com os registros de fotos nas ordens de serviço. “Isso proporcionou um maior controle sobre a qualidade dos serviços prestados, garantindo um atendimento mais eficiente e transparente para a população de Juiz de Fora”, lembra Taíse.
Outras informações:
(32) 3692-9179 – Assessoria de Comunicação da Cesama